Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre VIGILÂNCIA SANITÁRIA, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Medicamentos Manipulados matam nove em Minas



A troca de uma substância na fabricação de um medicamento para parasitas pode ter provocado a morte de oito pessoas em Minas Gerais. A farmácia responsável pela produção foi interditada. Os remédios apreendidos já estão sendo analisados por especialistas da capital.

A suspeita é que o princípio ativo secnidazol, indicado para combater parasitas, tenha sido trocado por outro, usado no controle da pressão arterial, com dosagem 40 vezes maior do que recomendada nos tratamentos contra a hipertensão.

No fim de semana, a farmácia Fórmula Pharma, responsável pela manipulação do medicamento, foi fechada pelas vigilâncias sanitárias municipal e estadual. O laboratório da empresa já havia sido interditado há oito dias após denúncia, mas o remédio continuava sendo vendido de maneira irregular.

Desde o dia 19 do mês passado, oito pessoas morreram depois de terem tomado o medicamento. Duas estão internadas.

Fonte: Bom Dia Brasil. Edição do dia 13/12/2011.
Disponível em:http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/12/farmacia-e-interditada-apos-remedio-provocar-morte-de-oito-em-mg.html

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Restaurantes Japoneses Fechados

Delegacia do Consumidor faz operação em restaurantes de culinária japonesa



A Delegacia do Consumidor fez uma operação em restaurantes sofisticados da Zona Sul do Rio de Janeiro especializados em comida japonesa. Três estabelecimentos apresentaram irregularidades.

Fonte: Bom Dia Rio
Disponível em:http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1716581-7823-DELEGACIA+DO+CONSUMIDOR+FAZ+OPERACAO+EM+RESTAURANTES+DE+CULINARIA+JAPONESA,00.html

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Propina e Corrupção na ANVISA?



Um comprovante mostra que, no dia 25 de janeiro de 2008, foram depositados na conta de Agnelo Queiroz R$ 5 mil por Daniel Almeida Tavares. Na época, Daniel era funcionário do laboratório União Química, e Agnelo, diretor da Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Três dias depois do depósito, foi publicada no Diário Oficial uma resolução, assinada por Agnelo, concedendo à União Química um certificado que permite a participação em licitações do governo.


Fonte: Jornal Nacional.Edição do dia 08/11/2011.

sábado, 11 de junho de 2011

Milhões de doses da vacina contra a gripe A perdem a validade

O prejuízo chegou a R$ 78,5 milhões. No fim de 2009, quando o Ministério da Saúde comprou as vacinas, o prazo de validade era de um ano. Mas, em abril de 2010, a Anvisa mudou a orientação e estipulou um prazo menor.



Segundo o TCU, na época, o ministério não tomou providências para trocar os lotes nem adotou medidas para receber uma compensação.
O relator do processo do TCU, José Jorge, explicou que o Ministério da Saúde tem prazo de 30 dias para tomar providências.
Em nota, o Ministério da Saúde disse que vai tomar as medidas recomendadas pelo tribunal e informou que o Programa Nacional de Imunização prevê sempre a aquisição de vacinas para 100% do público-alvo, mais 10% como margem de segurança para eventuais perdas e que as doses vencidas estão dentro dessa margem.


Fonte:Jornal Nacional.Edição dia 10/06/2011.
Disponível em:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/06/milhoes-de-doses-da-vacina-contra-gripe-perdem-validade.html